Molina Tomaz

Nova cultura organizacional para segurança digital: compliance e LGPD

Segurança digital se tornou ainda mais relevante no mundo empresarial com a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), principalmente com a quantidade de informações que são recebidas e retidas pelas empresas. Isso traz à tona a relação compliance e LGPD, pois as companhias precisam estar em conformidade com a lei. 

A Lei Geral de Proteção de Dados surgiu em 2018 para promover uma relação mais estável e segura visando a proteção de dados pessoais, fazendo com que a troca entre e/ou serviços e informação fosse a mais natural e confiável possível.

Visando se adequar da melhor forma aos novos processos, as empresas devem tratar todos os dados pessoais coletados conforme o previsto na lei, mantendo compliance e LGPD bem alinhados.  

Contudo, algumas dificuldades ainda são encontradas, pois estamos falando sobre uma nova cultura organizacional para segurança digital. 

Saiba como compliance e LGPD andam juntos e precisam fazer parte do seu negócio!

Compliance e LGPD: entenda a relação 

A Lei Geral de Proteção de Dados, como destacado anteriormente, teve suas normas promulgadas em 2018, visando criar regras mais claras na relação entre consumidores e fornecedores no tratamento de dados pessoais coletados.

Partindo desse pressuposto, diversas regras foram firmadas para que o cliente tenha sua privacidade respeitada e a empresa tenha formas de garantir que todos os dados utilizados sejam tratados da maneira prevista na lei.

Diante disso, compliance e LGPD possuem relação direta no mundo empresarial. O termo compliance diz respeito a seguir um conjunto de regras. Portanto, uma empresa precisa estar em conformidade (em compliance) com as leis, regulamentos e condutas éticas da área em que atua, para evitar sanções.

Para estar em compliance com a LGPD, é necessária uma cultura organizacional totalmente diferenciada na empresa, que deve exigir um novo padrão de segurança de tecnologia, entre outros.

Para isso, algumas medidas devem ser tomadas de maneira direta – para que, além de correto, o negócio seja interessante para o cliente que conhece a cultura de privacidade da empresa. Assim, as mudanças devem ser feitas de maneira integral, visando a construção de um ambiente seguro para a coleta, armazenação e utilização dos dados pessoais dos consumidores. 

Por que se preocupar com compliance e LGPD?

Para entender de maneira profunda acerca de cada um dos motivos de estar em compliance com a LGPD, é importante que haja comunicação e auxílio de uma assessoria jurídica especializada nessa área, que apontará todas as exigências desta lei.  

Além disso, no compliance e LGPD, todo o processo deve ser monitorado, de modo que não haja erros na utilização de informações que possam gerar riscos jurídicos posteriores.  

Conhecendo e dando importância ao processo, o gestor estará protegendo a empresa de riscos envolvendo multas e sanções prejudiciais para a economia e imagem do negócio.

O cumprimento da LGPD também contribui efetivamente para a criação de um espaço seguro e confiável, também internamente, para o gestor e todos os funcionários que cedem informações pessoais ao efetivarem suas contribuições.

Confiança

No âmbito do consumo, garantirá ao cliente e usuário que todas as normas de compliance e LGPD sejam respeitados em seu negócio, passa a existir uma relação de confiança mais estreita, já que o comprador terá plena segurança que todos os seus dados pessoais serão utilizados de maneira adequada. 

Assim, a LGPD pode ser utilizada não apenas como uma obrigação imposta, mas também como uma estratégia que visa a aproximação do cliente com a empresa.

Tranquilidade

Estando com compliance e LGPD alinhados, o gestor age com mais tranquilidade e tem mais tempo para focar em outros aspectos do negócio. Nesse ponto de vista, a coleta de informações deixa de ser um possível problema e se torna parte da solução para a sua economia. 

Os dados cedidos por cada um dos titulares podem ajudar o seu comércio de diversas maneiras, além de gerar avanço em sua empresa ao contribuir com a descoberta de novos padrões e métricas de consumo, por exemplo, sempre em conformidade com a legislação. 

Como estar em compliance com a LGPD

Para alinhar compliance e LGPD, a sua empresa deve ter conhecimento amplo de todas as facetas da Lei 13.709 e estar disposta a acompanhar de perto a efetiva prática da LGPD no dia a dia do negócio. Veja abaixo alguns métodos para fazer isso:

Fiscalização contínua

Como destacado, a fiscalização é um dos pontos principais para negócios bem sucedidos que agem em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados – visto que, após se adequar às normas, algumas dúvidas poderão permanecer ou surgir novas.

Sabendo disso, é interessante para empresas, de médio e grande porte, ter acesso a uma equipe especializada em compliance e LGPD, que consiga apontar incongruências e problemas repetidos que podem apresentar riscos ao negócio. 

Esse serviço, claro, pode ser feito por profissionais da área de tecnologia e área jurídica, que geram ainda mais confiabilidade e segurança para aqueles que participam da estrutura central da empresa, como empregados e clientes. 

Para resultados efetivos, todas as medidas devem ser fiscalizadas de maneira frequente, detalhada e contínua, pois só assim é possível ter uma nova cultura organizacional para segurança digital. 

Cumprimento de todas as normas 

O responsável pela gestão do setor de DPO deve garantir de maneira prioritária que todos os dados pessoais coletados sejam tratados de maneira adequada, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, para que, só então, as ações possam ser mantidas por profissionais da área com a fiscalização contínua.  

Seguir todas as normas é um passo importante, exigido por lei, que evita riscos com órgãos responsáveis e possíveis sanções.  

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