As medidas de isolamento social adotadas por diversos países para combater a pandemia da Covid-19 têm levado muitos especialistas a uma reflexão: as pessoas estão realmente conscientes sobre a importância de não se expor à toa? Em Florianópolis, no primeiro dia de vigência do decreto estadual que suspendeu a circulação de ônibus e as atividades comerciais, o que se viu foi o centro da cidade vazio e as praias lotadas, como a de Canasvieiras, no norte da Ilha.
Uma das principais recomendações da Organização Mundial de Saúde para conter a disseminação do vírus, altamente contagioso, é evitar a aglomeração de pessoas mesmo em locais abertos. O motivo disso é matemático: estudo da Universidade de San Diego, dos Estados Unidos, mostra que um indivíduo contaminado circulando livremente, mesmo sem apresentar sintomas, pode infectar 2,5 pessoas em 5 dias, que por sua vez podem transmitir a doença para outras 400 dentro de um mês.
Se o mesmo indivíduo obedecer o isolamento social e reduzir sua exposição em 75%, passando a maior parte do tempo em casa, teremos apenas 2,5 infectados um mês depois.
Por isso o TRT-SC reforça a necessidade de seus magistrados e servidores, assim como os demais cidadãos, de ficarem em casa o máximo que puderem nos próximos dias, saindo apenas para o estritamente necessário. Aproveite os finais de semana e as horas vagas para interagir mais com sua família, aprender a cozinhar, brincar com seus filhos, assistir a um bom filme, relembrar um jogo de futebol clássico no YouTube, iniciar uma nova série, fazer um curso a distância, ler um livro, enfim, na era da informação, opções de entretenimento online é o que não faltam. Saber administrar o tempo entre teletrabalho e atividades com a família é muito importante neste momento.
Nestas duas semanas, o TRT-SC cumpriu com seu papel e editou uma série de normas para evitar a propagação do vírus em seus ambientes de trabalho, permitindo amplamente a realização do teletrabalho.
“Nosso trabalho somente surtirá efeito se cada um de nós fizer a sua parte, cumprindo as determinações do poder público, ficando em casa, saindo apenas o estritamente necessário. Neste momento de emergência na saúde mundial, devemos cuidar de nós e de nossos entes queridos para que possamos evitar a propagação do coronavírus e sair dessa situação de isolamento o mais breve possível”, conclama a presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria.
Fonte: TRT12