Uma parceria entre a Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (SRTE/MG) e o Sindicato dos Contabilistas de Uberada viabilizou a realização de palestra de conscientização sobre legislação trabalhista e segurança e saúde do trabalhador. Voltada para contadores, a ação faz parte do Projeto Intervenções Coletivas de Fiscalização do Trabalho, desenvolvido pela SRTE/MG.
O objetivo do evento é discutir o assunto entre os profissionais que atuam em bares, restaurantes, motéis, hotéis e similares. A atividade também contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberada e com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). A palestra foi ministrada pela auditora fiscal do Trabalho Julie Teixeira, que apresentou as principais irregularidades identificadas pela fiscalização nos estabelecimentos visitados pelo projeto.
O projeto – O Projeto Intervenções Coletivas foi direcionado ao setor de Turismo em 2016, mantendo seu objetivo de aliar as inspeções fiscais a ações educativas. A iniciativa tem o objetivo de orientar representantes do setor sobre os procedimentos obrigatórios relacionados à legislação, segurança e medicina do trabalho.
De acordo com a coordenadora do projeto, Julie Teixeira, a principal metodologia dos trabalhos gira em torno do desenvolvimento de estratégias conjuntas em parceria com sindicatos patronais, profissionais e representantes do Ministério do Trabalho. “Nossa meta é conscientizar os empregadores e entidades sindicais sobre a legislação que rege os setores econômicos e os principais aspectos da legislação, saúde e segurança do trabalho”, afirma Julie.
Saiba mais – Dúvidas e esclarecimentos podem ser esclarecidos na Gerência Regional do Trabalho em Uberaba ou pelo e-mail: [email protected]. Mais informações sobre o projeto, com orientações para download também podem ser encontrados aqui
Fonte: Ministério do Trabalho