Qual é o momento ideal para contratar uma assessoria jurídica para sua empresa? Não é preciso esperar a notificação de um processo judicial para buscar um advogado. Sem dúvidas, a assessoria jurídica para antecipação de riscos é a melhor opção, não importa o tamanho do negócio.
A legislação torna explícita diversas situações que podem acarretar efeitos jurídicos negativos. Se você conta com profissionais especializados, poderá minimizar riscos jurídicos e custos processuais por meio de um planejamento técnico estratégico e eficiente.
Segundo dados do IBGE, em média 7 em cada 10 brasileiros são empreendedores. No entanto, a maioria das novas empresas fecha as portas antes de completar três anos.
Apesar dos variados motivos por trás deste duro cenário, um deles merece destaque, a falta de planejamento quanto aos riscos jurídicos.
O que é assessoria jurídica para antecipação de riscos
A assessoria jurídica para antecipação de riscos tem como finalidade a prevenção quanto a possíveis riscos jurídicos. Para isso, são necessários advogados experientes e especialistas, que irão complementar a equipe da sua empresa, tornando-a mais eficiente. No fim das contas, é um investimento voltado a redução de custos e ao controle de despesas extras, principalmente com condenações judiciais
Por mais cautelosa que seja a empresa, certos riscos podem permanecer ocultos, sendo identificados apenas por um profissional especializado, apto a uma avaliação técnica detalhada.
Em geral, a assessoria jurídica preventiva, como também é conhecida, atua identificando riscos e desenvolvendo soluções antecipadas. A ideia é dispor ao empresário de todo conhecimento necessário para que ele tome decisões e medidas preventivas em conformidade com a atual legislação.
Cabe a esses advogados ainda identificar eventuais erros, práticas que possam causar danos ou prejuízos a terceiros, processos inesperados e falhas contratuais.
Como funciona a assessoria jurídica
Como o próprio nome diz, a ideia é que sua equipe conte com um assessor especializado. Na prática, caberá a este profissional ou mesmo a essa sociedade de advogados atuar de maneira preventiva, monitorando as atividades da empresa, sua relação com seus funcionários, clientes, prestadores de serviços e fornecedores, evitando decisões equivocadas e, desta forma, as consequências negativas que poderiam causar.
Para isso, o advogado contratado irá analisar os processos internos e externos do negócio, orientando o setor de recursos humanos, financeiro, administrativo, compras, dentre vários outros, a respeito de suas tomadas de decisões, visando a manutenção de condutas legais.
O ideal é que a assessoria jurídica atue com regularidade, ou seja, o serviço deve ser mantido de maneira permanente. As demandas jurídicas são constantes e problemas graves podem surgir a partir de pequenas irregularidades e de forma inesperada.
Como vimos, a falta de planejamento quanto a riscos legais é um dos principais motivos para falência de negócios. A detecção precoce, e principalmente, a antecipação de riscos, trazem segurança para a empresa ao mantê-la dentro da legalidade, conforme sua atividade econômica.
A seguir falaremos mais sobre os benefícios deste tipo de contratação.
Benefícios
Talvez você ainda tenha dúvidas se vale ou não a pena contar com uma assessoria jurídica para antecipação de riscos, afinal, você irá dedicar um orçamento contínuo para tal.
Optar por um serviço jurídico de qualidade e no qual você pode confiar é um investimento essencial ao crescimento e, mais do que isso, à sobrevivência de um negócio.
A assessoria jurídica oferece benefícios para pequenas, médias e grandes empresas. Veja a seguir.
Conformidade Jurídica
Certamente, o principal motivo para contratação de um advogado é adequar o negócio à legislação. Esta é a única forma de uma empresa evitar demandas judiciais que poderiam acabar impedindo o seu crescimento e até mesmo a sua manutenção no mercado.
De fato, não vale o risco. Contar com alguém que entende do assunto é indispensável. Por mais que se possa conjecturar o que é ou não permitido, o advogado especializado é a pessoa certa para indicar os melhores caminhos para o seu negócio.
Diminuição de gastos com honorários advocatícios
A assessoria jurídica pode ser menos custosa do que uma contratação pontual e sem programação. Deixar para procurar um advogado quando o problema surgir, sem dúvidas irá trazer um ônus muito mais elevado, além de um impacto inesperado ao financeiro da empresa gerado por uma condenação judicial.
Redução de ações trabalhistas
A redução de ações trabalhistas é uma consequência direta da antecipação de riscos. Estamos falando na contratação de uma assessoria proativa e eficiente.
Se a empresa andar em completa conformidade com a lei e as normas coletivas do seu sindicato, não deixará brechas para esse tipo de ação.
Para isso, os advogados darão todo tipo de orientação aos gestores e também aos colaboradores, para que todos se mantenham de acordo com o que está determinado pela CLT, normas coletivas e demais leis trabalhistas.
O ambiente de trabalho se tornará mais seguro e produtivo, e a empresa minimizará problemas.
Diminuição das ocorrências de responsabilidade civil
Além das ações trabalhistas, que são bastante comuns no ambiente empresarial, processos de responsabilidade civil também podem acabar gerando grandes condenações judiciais.
No entanto, se a empresa possui uma boa referência jurídica, aplicável ao seu negócio, mantendo-se dentro dos padrões legais, não terá com o que se preocupar.
Mais eficiência nos negócios
Manter um negócio em conformidade com a lei não é uma tarefa fácil, exige planejamento, trabalho e muita fiscalização. Por causa disso, a presença de um advogado especializado é tão importante.
Enquanto este profissional cuida das tratativas com fornecedores e clientes, resolve as questões trabalhistas e se preocupa em prevenir possíveis demandas jurídicas, os demais membros da sua equipe podem se preocupar comas atividades rotineiras que mantém o negócio lucrativo.
A assessoria jurídica para antecipação de riscos é responsável por nortear condutas e posturas adequadas, assegurando a saúde financeira da empresa, é o que permite um crescimento seguro e livre de riscos jurídicos.