A LGPD, sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, surgiu de maneira ativa em 2020, e gerou diversas mudanças relacionadas ao tratamento que os dados pessoais recebem no Brasil, também nas relações de consumo.
Todos esses dados só poderão ser utilizados se respeitarem o que foi determinado pela LGPD, que protegerá a privacidade e a segurança do consumidor.
Nos próximos parágrafos você entenderá de uma vez por todas a política de cookies e sua relação direta com a LGPD.
O que são cookies?
Os chamados “cookies” representam, nada menos do que, os arquivos de texto salvos em seu navegador. Essa ferramenta permite que você faça login em mídias sociais, sem precisar digitar seu e-mail todas às vezes que acessar, por exemplo.
No entanto, as informações não são armazenadas apenas para isso, já que os navegadores também usam os dados disponibilizados para entenderem como o usuário utiliza os mais diversos sites.
Essa estratégia permite a criação de um perfil mais claro de consumo, garantindo que haja formas específicas de direcionar conteúdos para aquele que cedeu às informações.
Os cookies são um dos principais instrumentos de trabalho das grandes empresas, que recebem os dados e tentam revertê-los em potenciais compradores.
Além disso, também é do interesse do navegador que o usuário fique mais tempo com a tela ligada, pois assim, ele fornece mais informações e mantém seu envolvimento nas mais diversas plataformas online.
É importante destacar que existem alguns tipos de Cookies, que se diferenciam quanto ao proprietário ou tempo de vida.
Cookies primários ou cookies de terceiros
Os cookies primários são geridos pelo próprio site, ou por seu representante. Nesse caso, as informações utilizadas são associadas à contagem do número de visualizações ou uma relação com a chegada de novos visitantes.
Além disso, o proprietário também pode observar padrões de consumo, abas visitadas, o que foi buscado e outros dados. Assim, o mais importante a se destacar é que todos os cookies são disparados pelo próprio site.
Existem também os de terceiros, disparados em sites que normalmente não pertencem àquele que inseriu a ferramenta.
Nessa situação, todas essas ações devem ser avisadas ao titular responsável pelo site onde os “biscoitos” são lançados.
Cookies de sessão ou cookies persistentes
Os cookies de sessão permitem manter o usuário ativo e promover algumas facilidades sem que ele perca tudo que foi acessado na navegação.
Esses arquivos são armazenados quando um usuário entra em uma rede social e quer se manter logado, por exemplo.
Contudo, todas as informações são perdidas quando o usuário sai da navegação, fazendo jus ao nome.
Já os persistentes são mantidos por um longo período. As opções selecionadas pelo usuário, nesses casos, só são modificadas com a solicitação do titular da conta, como ocorre na seleção de idioma.
Relação entre cookies e a LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados determina uma série de regras para que as empresas que utilizam cookies tenham muito cuidado ao tratar das informações pessoais de seus visitantes e potenciais clientes.
Os cookies, sejam eles relacionados ao proprietário ou ao tempo de vida, dão acesso a uma série de informações privadas de seus visitantes.
Desse modo, todas as empresas que utilizam essa estratégia devem agir sempre de acordo com a nova LGPD. Suas normas estão relacionadas aos dados pessoais, que representam o principal ponto a ser observado na utilização dos cookies.
A Lei Geral de Proteção de Dados proíbe que haja coleta de informações do usuário sem o consentimento dele. Dessa maneira, é obrigatório existir um aviso que dê a opção ao cliente de aceitar ou não divulgar suas informações para sua empresa.
Além de estar em conformidade com a Lei, esse movimento permite que exista uma relação mais próxima de confiança entre a empresa e o visitante, que saberá que todas as informações serão utilizadas da maneira correta.
Como se adequar a LGPD?
Para se adequar a LGPD, nesse caso, necessário fazer uma boa política de cookies e de privacidade, garantindo que todos os detalhes principais estejam explícitos para o cliente que visitou o site do seu negócio.
A política de cookies à disposição do seu cliente deve conter informações como:
Tipos de cookies utilizados
Como retratado anteriormente, existem quatro tipos de cookies que tratam acerca do tempo de vida da ferramenta.
Ao fazer o documento para seus visitantes, essa informação deve ser uma das primeiras, para o usuário saber para onde estão indo seus dados pessoais, e por quanto tempo eles serão utilizados pela empresa.
Motivação do cookie
A empresa deve explicar o motivo da coleta dos dados pessoais do usuário, para que a relação entre as duas partes seja transparente e forme uma troca transparente, entre a disponibilização de um serviço aperfeiçoado por parte da empresa e o uso consciente e conscientizado.
Como parar de usá-lo?
Por ser uma negociação livre, onde o cliente consegue aceitar ou não ceder os cookies, a empresa deve disponibilizar ao usuário maneiras simples de manifestar sua vontade de não conceder mais seus dados a empresa, se for de sua vontade.
Por fim, destaca-se que todas as empresas devem implantar de forma ampla a LGPD em seu negócio, caso contrário, podem ser aplicadas multas e sanções, que prejudicam a imagem do negócio e o equilíbrio financeiro da empresa.
Nossa equipe tem profissionais especializados neste tipo de serviço, entre em contato.