Ir para o conteúdo

Molina Tomaz

  • Home
  • Áreas de atuação
    • Direito Trabalhista e Sindical
    • Direito Administrativo
    • Consultoria e Implantação de LGPD
    • Direito Previdenciário Empresarial
    • Direito Regulatório
    • Direito Eleitoral
    • Direito Contratual e Gestão de Contratos
    • Relações de Consumo
    • Direito Penal Empresarial
    • Direito Empresarial
    • Direito Civil
    • Direito Societário
    • Direito Ambiental Empresarial
    • Direito Imobiliário
  • O escritório
    • Advogadas Sócias
  • Conteúdos
    • Blog
    • Notícias
    • Imprensa
    • Covid-19
  • Contato
  • Artigos
  • março 14, 2023

Equidade de gênero: entenda a sua importância e as principais ações para implementá-las em sua empresa

Em face do aumento da quantidade de mulheres no mercado de trabalho e dos avanços dos direitos fundamentais de gênero, os debates acerca da equidade receberam maior destaque nas últimas décadas.

O movimento de reivindicação de direito não pode ser ignorado pelos empreendedores, já que os negócios também representam parte importante da sociedade, bem como, traz impactos ao negócio.

Continue a leitura do artigo, entenda o que é equidade de gênero e, nesse sentido, quais são as principais ações para implementar em sua empresa.

O que é equidade de gênero?

Ao contrário do que muitos pensam, o termo equidade não está associado à promoção de um tratamento igual – mas para muitos, está atrelado a uma condição justa, que respeite as diferenças de necessidades entre cada um dos indivíduos. 

Portanto, se espera que o gestor escolha tratar os empregados do seu negócio com equidade, e por consequência, reflita no resultado do negócio e a satisfação no ambiente de trabalho que o lucro e a satisfação possam atingir o seu maior potencial juntos. 

Atualmente, tem se tornado uma rotina as empresas tratarem de assuntos como equidade de gênero em palestras e reuniões de equipe, contudo, de forma mecânica. Porém, a tendência é que cada vez mais se fará necessário estabelecer discussões recorrentes e ações sérias quanto aos tratamentos adequados dessa temática, visando impacto positivo no âmbito da gestão empresarial.

Nesse sentido, a equidade de gênero abrange, principalmente, a maneira como homens e mulheres são tratados no ambiente de trabalho. Nascendo no ambiente doméstico – especificamente, na maneira como ambos discutem seus papéis dentro de casa – essa temática não seria justa e realista possível.

Saiba a importância de implementar a equidade de gênero em sua empresa

Ao considerar a equidade de gênero em sua empresa, todas as empregadas poderão reagir de forma mais proativas, resultante do seu reconhecimento no ambiente de trabalho, atitudes mais proativas, resultantes do seu empoderamento e uma visão otimista quanto às suas oportunidades de carreira. 

Não só as mulheres – quando a equidade de gênero é considerada de maneira séria, todos os gêneros passam a agir com maior confiança, gerando um ambiente mais saudável e produtivo para os empregados, que sabem trabalhar em grupo com dedicação e conforto. 

Ao se entender como parte de uma equipe justa, o empregado passa a se apresentar de maneira mais disposta e responsável perante seus colegas, mantendo o foco para bom resultado perseguido pelo negócio.

Se diz que, o alcance de um resultado positivo, nesse caso, passa pela reeducação de ambos os gêneros e dos líderes da empresa, que devem entender as diferenças de cada indivíduo e a melhor maneira de extrair a produtividade dos participantes do negócio.

Em um ambiente real de equidade, uma empresa consegue desenvolver seus setores em maior harmonia e, assim, beneficiar todos os seus segmentos de atividade sem a insatisfação dos empregados. Com isso dito, para o sucesso desse projeto, todas as partes devem ser conscientizadas. Mas como fazer isso, exatamente?

Veja a seguir as principais estratégias que você pode tomar em sua empresa:

Alinhamento da equidade de gênero no ambiente de trabalho

Cada negócio deve analisar a sua situação atual para encontrar brechas e ver o que pode melhorar. Sendo assim, olhemos para algumas estatísticas no mercado.

Uma das principais formas de medir a equidade de gênero de uma empresa é, por exemplo, observando a diferença entre salários de membros da mesma equipe, que exercem as mesmas atribuições de função, em igual tempo. 

Além disso, o mercado se mostra mais resistente a oferecer cargos de lideranças para mulheres com igual competência.- já que, ao desconsiderarmos pessoas pelo gênero, muitos indivíduos talentosos e produtivos podem ser descartados. 

Nessa mesma linha de raciocínio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou que apenas 37,4% dos cargos de liderança de médias e grandes empresas do Brasil são ocupados pelo gênero feminino, em 2019. 

Caso o seu negócio se encaixe em alguma descrição apontada por esses dados do IBGE, talvez seja importante uma reflexão quanto ao tema e avaliação se, há perda de talentos competentes que poderão contribuir para o sucesso do negócio.

Implementação de salários iguais para mesmas funções 

Um dos principais pontos de reclamação das mulheres, que sofrem com a falta de equidade de gênero, está relacionado à falta de padronização dos salários, que muitas vezes são desiguais, para situações iguais. 

Para combater esse problema – que, mais uma vez, pode afetar a produtividade e a paz coletiva em sua empresa – basta promover uma melhor divisão e padronização do pagamento dos serviços de cada um dos empregados, independentemente de gênero. 

Contratação direcionada de mulheres 

Caso a sua equipe não tenha uma proporção justa de mulheres em sua composição profissional, a contratação direcionada de pessoas especializadas e competentes pode ser extremamente interessante para o seu ambiente de trabalho e futuras relações empregatícias.

Uma ação como essa pode promover maior qualificação da sua equipe e, também, aproximar o seu negócio da equidade de gênero, algo que se mostrará com maior clareza só de bater o olho.

Conclusão 

Assim como em todos os ambientes da sociedade, o respeito é esperado. No ambiente de trabalho não é diferente – já que a criação de um local desconfortável e desigual prejudica o avanço da sua empresa, provocando hostilidade, rivalidade e desconfiança entre seus empregados a longo tempo.

Ao entender o significado e a importância da equidade de gênero em sua empresa, o gestor trabalhará com aplicação de medidas adequadas e pensadas para o crescimento do negócio.

Embora seja um procedimento gradual e adaptativo, é de suma importância colocá-lo em pauta para a discussão no âmbito do negócio e, se for o caso, implantá-lo. 

Saiba mais sobre nossos serviços e como podemos ajudá-lo nesse quesito.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Email

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − oito =

AnteriorPreviousDireito contratual: o desvio na formatura de quase R$1 milhão
NextNegociações sindicais: saiba como funcionam e quando recorrer a uma assistência especializadaPróximo

Outros Posts

Negado recurso de trabalhadora que fraudou CTPS para pedir vínculo com empresa do pai

Revertida justa causa de faxineiro por caso isolado de embriaguez no trabalho

Acórdão confirma justa causa de mulher que entregou atestado médico adulterado e usufruiu de período maior de afastamento

Hipoteca posterior prevalece sobre promessa de compra e venda de imóvel comercial sem registro

TJSP concede usucapião extraordinária de veículo doado por falecido

Molina Tomaz

Molina Tomaz Sociedade de Advogados 
© 2007 – 2020 Todos os direitos reservados.

Endereço

 Trav. Santo Hilário, 65 – Jd. Bela Vista – Santo André – SP – Brasil CEP 09040-400

Atendimento

De segunda a sexta, das 9h às 18h.
(exceto feriados)

Redes Sociais

Facebook-f Instagram Linkedin-in

Política de Privacidade

  • Desenvolvido por: Wap Integrada ®
    Desenvolvido por: Wap Integrada ®