A segurança da informação tornou-se uma característica importante para negócios confiáveis, devendo ser tratada como prioridade em todos os setores que têm acesso a documentos e registros sigilosos da empresa.
Deve ser observado que, assim como o uso da tecnologia nos negócios, o avanço dos ataques cibernéticos também tiveram destaque nos últimos anos. O Brasil foi o terceiro país no mundo que mais sofreu com as ofensivas de hackers em 2022, segundo dados da divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies.
A quantidade de empresas que perdem seus dados aumenta todos os dias, mostrando que esse ponto deve ser observado com mais atenção para a segurança das organizações que utilizam a tecnologia frequentemente.
Para que seu negócio não passe por isso, veja a seguir 4 práticas para proteger sua empresa de ataques cibernéticos:
Saiba como proteger sua empresa de ataques cibernéticos
Conheça as principais e importantes etapas que vão evitar que a sua empresa seja alvo de um ciberataque:
1 – Tenha um antivírus confiável
Grande parte dos ataques cibernéticos, que causam problemas à segurança de dados das empresas, acontecem devido aos malwares espalhados pela Internet em sites pouco confiáveis.
Sabendo dessa análise, ter um antivírus confiável é um passo muito importante para não sofrer prejuízos em seu negócio. Essa ferramenta deve ser forte o bastante para frear ataques frequentes em seu sistema de armazenamento de informações.
Busque um fornecedor que tenha ataques contra empresas como especialidade – programas que guardam dados sigilosos que não podem, de maneira alguma, ser divulgados para terceiros.
Evite antivírus gratuitos, pois esses são úteis para serviços residenciais, mas não são indicados para grandes redes ou empresas.
Por se tratar de um setor muito importante para o seu negócio, a escolha de um bom serviço depende de pesquisas aprofundadas. Todos os detalhes devem ser observados com atenção para que sua empresa não sofra com ataques criminosos.
2 – Tenha uma equipe especialista em segurança da informação
Ao saber da importância da segurança dos dados do negócio, dos empregados e dos gestores da empresa, torna-se essencial ter uma equipe especializada que seja capaz de desenvolver políticas que travem o avanço dos ataques cibernéticos neste setor.
Esses responsáveis também são fundamentais na supervisão e na garantia do sigilo de informações dentro da empresa, sendo experts em reverter situações arriscadas.
O principal objetivo dessa ação seria fazer com que sua organização tenha total controle dos dados e da proteção deles, impedindo que qualquer vazamento passe despercebido pela empresa.
3 – Atualize o sistema de tecnologia
A atualização dos sistemas de tecnologia utilizados em computadores e outros dispositivos pode parecer uma tarefa simples e pouco significativa, mas impede que surjam brechas extremamente prejudiciais para a segurança interna das informações do seu negócio.
Desse modo, a equipe responsável deve observar todos os dias se existe a necessidade de atualização de algum dos sistemas utilizados.
Não dar atenção a esse detalhe pode ser muito prejudicial a longo prazo, pois essa negligência pode contribuir para a instalação de softwares inadequados que afetam diretamente a segurança da sua organização.
Para ter uma empresa segura em todos os detalhes, o gestor nunca pode deixar brechas ou portas abertas para os criminosos. Por isso, a atualização dos sistemas é um ponto a ser observado com muita atenção pelos responsáveis.
4 – Treine todos os empregados
Observar individualmente cada funcionário também é uma ótima prática para proteger sua empresa de ataques cibernéticos. Principalmente se muitos deles não tiverem conhecimento aprofundado sobre tecnologia.
O desenvolvimento de treinamentos específicos para segurança de informação tem o objetivo de impedir diversos erros comuns, como a utilização de pendrives não confiáveis ou a abertura de sites que oferecem pouca segurança ao seu usuário.
Dessa maneira, treinar cada pessoa de forma individual com comandos do que não fazer ao utilizar a tecnologia na empresa contribui para a confiabilidade da empresa ao gerir os dados, tendo em vista que aproximadamente 43% dos ataques se originam por erros dos funcionários que podem ser evitados.
Conclusão
Os quatro passos citados podem impedir diversos ataques, ainda mais quando executados juntos. Considerando que a grande maioria deles surge devido a alguma brecha deixada pela empresa ou pelo setor responsável, o certo é fazer uma análise geral sempre que possível.
Quando o gestor tem a prática de cuidar todos os dias das informações e da segurança do negócio, a instituição passa a ser mais confiável, já que com apenas algumas ações você pode proteger a sua empresa de milhares de ataques cibernéticos e manter seus clientes protegidos.
Para mais informações quanto às leis de privacidade da Internet e os seus direitos, não hesite em entrar em contato com os nossos profissionais.