Durante a relação de compra e venda de prestação de serviços, existem algumas etapas que geralmente são seguidas até a realização efetiva da compra e início da prestação de serviços. O cliente chega até você com a dúvida de quanto seu serviço, ou produto custa, e as formas de pagamento.
A partir desse momento, inicia-se uma negociação entre comprador e vendedor buscando o acordo, até chegar nele, existe a proposta comercial e o contrato.
Você sabe qual a diferença entre proposta comercial e contrato? Explicaremos ao longo deste artigo.
O que é uma proposta comercial?
A proposta comercial é o documento criado com o objetivo de tratar dos princípios e termos da compra e venda ou prestação de serviços.
Empresas de todos os tipos, independente do ramo ou da solução que oferecem, utilizam a proposta comercial. Em regra, todas as negociações de venda e prestação de serviços se iniciam com a proposta comercial, ainda que verbal.
Uma boa proposta descreve o serviço ou produto que a ser oferecido, bem como aponta a forma que a empresa entregará a demanda do cliente e em quanto tempo (se for o caso). O documento também contém um orçamento preliminar.
Por que é importante fazer propostas?
A proposta comercial escrita e, assinada pelo cliente, vincula as partes à negociação.
Além disso, a proposta trata dos principais temas da negociação e serviços oferecidos, sendo imprescindível em caso de dúvidas ou eventuais questionamentos.
Ainda que o contrato não seja formalizado, a proposta minimamente, tratará dos principais temas.
Esse documento tem o poder de influenciar o cliente na sua tomada de decisão. Como vimos, uma proposta comercial é um documento completo, com prazos de entrega, definições sobre preço, características técnicas, e tudo que o cliente precisa saber para fechar com você.
Ela é importante, pois serve para mostrar como a empresa pode solucionar o problema do cliente, de um jeito que só ela sabe. Esse documento será estruturado com linguagem que faça o cliente querer comprar, mostrando sua oferta de maneira clara.
As propostas comerciais são uma das ferramentas mais eficazes que uma empresa pode usar para divulgar e vender seu produto. Também são utilizadas como documentos que ajudam as empresas a competir uma com a outra, sem o auxílio do marketing digital ou até mesmo seus vendedores.
Além disso, auxilia bastante o cliente, que consegue entender em detalhes se a oferta da empresa está de acordo com a sua necessidade, permitindo que ele negocie com mais propriedade.
O que é um contrato?
O contrato é o instrumento pelo qual uma relação jurídica obrigacional é entabulada entre as partes de forma livre e consensual. Assim são firmadas obrigações e deveres de ambos os lados.
O contrato comercial, ou contrato de prestação de serviços, tem a função de estabelecer uma obrigação relacional entre comprador e vendedor, sendo os termos contidos no instrumento as diretrizes para o negócio, muitas vezes tratadas na proposta comercial.
Se trata de um instrumento formal, e de força executiva em caso de seu descumprimento, o que reforça o dever de cumprir a obrigação.
Elementos do contrato
O contrato deve apresentar a qualificação das partes envolvidas (CPF, CNPJ, RG), de forma que possam ser identificadas, fornecendo inclusive seus respectivos endereços.
Além disso, o contrato deve especificar o objeto acordado entre as partes, que pode ser uma coisa móvel ou imóvel, um serviço, a entrega de algum valor, ou qualquer outra coisa lícita que possa formar um contrato.
Leia também: Entenda como fazer um contrato para a sua empresa em conformidade com a LGPD
Diferença entre proposta comercial e contrato
Como vimos durante a leitura, há diferença entre proposta comercial e contrato
Inicialmente, a proposta vincula as partes à negociação e trata dos principais temas da negociação e serviços oferecidos, sendo imprescindível em caso de dúvidas ou eventuais questionamentos.
Já o contrato é o termo final pelo qual as vontades das duas partes são estabelecidas como melhor atendem ao negócio em termo escrito, que tem força para vincular seus termos, detalhando a contratação de forma mais ampla.
Dessa maneira, a principal diferença entre os dois é que a proposta funciona como um pré contrato onde tudo que está sendo ofertado é exposto detalhadamente, e o contrato, esse sim, é a vontade final entre comprador e vendedor com abordagem de temas que, muitas vezes, não consta da proposta comercial.
O contrato não deve ser dispensado na relação consumidor fornecedor, pois traz garantia para ambos. Ademais, a proposta comercial, não tira o dever da elaboração de um contrato como em muitas das vezes acontece.
Confira: Dicas essenciais antes de assinar um contrato
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