Você sabe quais são as diferenças entre consultoria jurídica e assessoria jurídica ? Enquanto o consultor atua na demonstração de soluções, o assessor irá atuar efetivamente na execução desses planejamentos, solucionando os problemas na prática.
Continue a leitura para entender melhor essas diferenças e descobrir qual o momento para contratação de cada serviço.
O que é a assessoria jurídica?
A assessoria jurídica tem como finalidade oferecer auxílio técnico especializado e padronizado a empresa, participando desde a elaboração à execução de projetos. Cabe ao assessor um trabalho operacional, tanto na identificação de problemas como na sugestão e acompanhamento da implementação de soluções.
Cabe ainda ao advogado alertar quanto a todas as providências necessárias em relação às ações preventivas, de compliance, e mediante processos judiciais sempre que cabível, solicitando atuação do contratante apenas quando isso for estritamente necessário.
Dentre as principais vantagens da contratação da assessoria jurídica podemos citar: prevenção de demandas judiciais, proteção da reputação da empresa perante seus clientes e seu mercado e redução de riscos jurídicos nas áreas de interesse da empresa.
O que é a consultoria jurídica?
A consultoria jurídica tem como objetivo aconselhar e esclarecer dúvidas a respeito do universo do Direito, fornecendo embasamento através de informações e opiniões especializadas, para tomada de decisões importantes para a sua empresa.
O consultor não atua representando a organização em processos judiciais, mas presta apoio para enfrentamento de questões jurídicas ligadas às operações do negócio.
Diferente do assessor, esses advogados não irão executar ações, mas sim apontar soluções para problemas existentes e caminhos para melhorias. Esse serviço inclui análises, pareceres, palestras e treinamentos.
Dentre as principais vantagens da consultoria jurídica podemos citar: implementação de mudanças visando objetivos específicos, aprimoramento do desempenho da instituição, suporte especializado para tomada de decisões, identificação de problemas e planejamento de soluções.
Consultoria jurídica x assessoria jurídica
Agora ficou fácil compreender as diferenças entre consultoria jurídica e assessoria jurídica.
O consultor não atua diretamente pela empresa, seu papel é orientador. Cabe aos advogados contratados para esse serviço direcionar ações, realizar planejamentos e montar estratégias.
Enquanto isso, é responsabilidade da assessoria jurídica auxiliar a empresa no âmbito legal, participando não apenas da identificação de problemas e riscos, mas também da execução prática do que for planejado, realizando efetivamente o trabalho em conjunto com a empresa.
Em suma, a diferença está na maneira como o serviço é prestado. O consultor geralmente é responsável pelo diagnóstico da situação atual da organização, por identificar problemas e orientar as melhores formas para solucioná-los. Após esse processo, entra em cena a assessoria jurídica.
Cabe ao assessor jurídico executar o que foi planejado, implementar as soluções e acompanhar o andamento e os resultados desses processos na prática.
Diante disso, podemos dizer também que a assessoria tem um caráter mais duradouro e personalizado, uma vez que objetiva fornecer um amparo legal sobre uma determinada área do Direito, na qual é especializada.
Esses advogados são responsáveis por interpor demandas judiciais, assegurando os direitos de seus clientes, sempre que a medida for cabível.
Geralmente, o consultor exerce um trabalho mais pontual. Esses advogados atuam principalmente fazendo análises e elaborando pareceres, verbais ou escritos. Além disso, ministram palestras, treinamentos e cursos voltados para o campo teórico em que atuam e em conformidade com o negócio de sua empresa.
A ideia é cooperar para prevenção e resolução de eventuais demandas jurídicas dentro da empresa por meio de orientação adequada com base em seu conhecimento e experiência na área do Direito.
Um exemplo dessas demandas são as adequações que muitas empresas estão tendo que fazer, principalmente no âmbito trabalhista e contratual, diante da pandemia do coronavírus. O consultor jurídico, nesse caso, tem um importante papel de orientação e planejamento de ações pontuais.
Quando contratar assessoria e quando contratar consultoria?
Mesmo após compreender as diferenças entre consultoria jurídica e assessoria jurídica, permanece um pouco complexa a avaliação de qual o momento ideal para contratação de cada tipo de serviço.
Em geral, optar por um profissional especializado é sempre a melhor opção. Você precisa ter alguém experiente com quem contar.
Mas, quando contratar um assessor é a melhor opção? E quando devo procurar por um consultor?
Assessor jurídico
A assessoria é a solução para empresas que precisam se adequar a legislação ou mesmo que, por algum motivo, estejam diante de algum processo judicial que apresente uma demanda prática.
Seu assessor estará ali lado a lado com você, orientando e executando ações de compliance, prevenção de riscos e resolução de problemas jurídicos.
Consultor jurídico
Geralmente, procura-se um advogado para consultoria quando a empresa está em meio a negociações, redação de contratos, em caso de preocupações acerca da estruturação do negócio, da sua adequação à legislação ou mesmo diante da necessidade de instruções normativas.
Na maioria das vezes, a procura por um consultor acontece de maneira tardia, quando não é mais possível evitar danos. O ideal é que seja feito um planejamento prévio para prevenção de problemas jurídicos.
A consultoria é indicada para tomada de decisões importantes, especialmente aquelas que podem colocar em risco a reputação e a situação financeira de sua empresa.
Nós do Molina, Tomaz buscamos oferecer aos nossos clientes serviços advocatícios personalizados, de forma integrada e abrangente. Conheça a nossa equipe!